#BOX DE SÉRIES# - "Friends" (1994 - 2004)

7 comments

wiseagent
60
6 months agoSteemit4 min read

Fonte: Divulgação (Upcoming)

Sinopse: Rachel, Ross, Monica, Joey, Phoebe, e Chandler são amigos e vivem em um bairro chamado Greenwich Village (localizado na ilha de Manhattan, na cidade de Nova York). A série acompanha as suas respectivas aventuras e desventuras em meio ao caos urbano da big apple.

Os responsáveis por criar uma das sitcons que se tornaria um fenômeno mundial (algo que surpreendeu a todos devido a fácil adesão do público, que por sinal aconteceu em massa... garantindo o sucesso de audiência necessário para que a série ganhasse cada vez mais espaço e reconhecimento) e também uma referência para futuros projetos que seguiriam um mesmo padrão televisivo foram David Crane e Marta Kauffman, que conseguiram uma ampla visibilidade para o projeto através de sua exibição pela rede de televisão NBC.

Fonte: Divulgação (Hollywood Reporter)

Falar de sitcons e não mencionar essa série chega até a ser uma heresia, meus amigos... E não isso não é um exagero. "Friends" se tornou uma série de TV icônica, pioneira em seu segmento e é detentora de diversos prêmios cobiçados pelas produções desenvolvidas especialmente para a TV, como por exemplo: 5 prêmios EMMY, 1 Globo de Ouro e 2 SAG Awards (além de outros 56 prêmios e um total de 152 nomeações ao longo de sua existência).

O grupo formado pelos 6 amigos com personalidades completamente distintas (mas que se complementam de uma forma singular) ganha vida através de um elenco até então desconhecido da grande mídia (formado por Jennifer Aniston, David Schwimmer, Courteney Cox, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow e Matthew Perry), mas que é muito competente... E prova isso quando não tem que se esforçar muito em arrancar risadas do público pela naturalidade de suas atuações.

As situações que eles vivenciam diariamente ajudam a criar uma conexão empática grandiosa com os telespectadores, pelos simples motivo delas serem reais (apesar de um pouco surreais em alguns momentos, haha) e, somadas as características pessoais de cada integrante do grupo, um "espelho" é criado para tipo de pessoa que está assistindo (ou seja, elas se veem - ainda que um momento ou outro - em alguns dos 6 personagens principais).

Fonte: Divulgação (Observatório do Cinema)

Uma boa parte de todo esse sucesso da série está ligada a escrita dinâmica, engraçada e inteligente de um roteiro que é até relativamente simples, mas que é construído sempre com muito empenho ao tentar manter sempre uma ponte de acesso firme com seus fãs (que se sentem cada vez mais envolvidos com a história dos 6 amigos a medida em que os episódios vão avançando). Há uma tempero em "Friends" que é difícil de ser descrito através de palavras... Então, é preciso assistir a série para poder senti-lo e constatar a sua qualidade.

Guiados por trabalhos de direções eficientes, os episódios giram em torno de 20 / 22 minutos (tendo como um dos cenários principais de encontro dos amigos, a cafeteria Central Perk) e, apesar de inicialmente desconexos (já que cada episódio tem a sua própria história... sem a necessidade de criar conexões com episódios anteriores ou futuros, embora isso volta e meia sempre aconteça), os episódios sempre seguem uma linha cronológica muito interessante (indo desde flashbacks a situações no futuro).

Fonte: Divulgação (People Magazine)

Tal linha se mostra uma decisão argumentativa muito acertada, porque devido ao ritmo real imposto as narrativas, o telespectador que se permite viver a história da série realmente tem a sensação de estar acompanhando a vida dos protagonistas (quase se tornando o sétimo amigo da turma). O desenvolvimento flui de forma natural e convincente, tornando-se automaticamente cativante por não apressar os acontecimentos, fidelizando assim os acontecimentos que são apresentados.

O teor e o timing cômico (tanto do elenco, quanto do roteiro / direção e a condução dos episódios em si) são muito apurados e eficazes, fazendo da irreverência um fator primordial... Quase como uma grande colcha de retalhos que funciona perfeitamente, tendo em seus diversos pedaços, aspectos que se complementam de uma forma muito criativa e que além de provocar risos sinceros, consegue criar ótimos momentos dramáticos ao longo das temporadas (e os ótimos plot twits são uma prova cabal desse poder emocional que a comédia carrega).

Fonte: Divulgação (Time)

Produzido por Bright, Kauffman, Crabe Productions (em associação com a Warner Bros Television), o mega hit "Friends" foi um projeto de entretenimento feito exclusivamente para as telinhas e ficou no ar durante 10 anos (entre 22 de Setembro de 1994 a 6 de Maio de 2004, contando com a participação especial de vários outros atores / celebreidades ao longo dos episódios), atingindo a impressionante marca - principalmente para os padrões da época em que a série era exibida - de 236 episódios.

Comments

Sort byBest