New to Busy?

O caminho do sucesso pode ser sintetizado na Roda da Excelência

5 comments

leticiachiantia
61
3 years agoBusy2 min read

Um livro para inspirar e refletir novos hábitos positivos na vida e no trabalho

Terminei de ler Transformando suor em ouro, do Bernardinho, técnico de vôlei. Tal como uma autobiografia de sua carreira com relatos e experiências de sua vida, a narrativa traz ensinamentos e exemplos de esforço e perseverança que podem ser aplicados em qualquer área da vida, não somente no esporte.

Não é à toa que Bernardinho faz com frequência palestras em empresas. Com um espírito de liderança incrível, ele acabou se tornando um símbolo de trabalho em equipe bem desenvolvido dentro das quadras, facilmente aplicado em qualquer ambiente corporativo.

No livro, ele consegue tratar com perspicácia esses pontos, à medida que reflete os altos e baixos de sua carreira que vão muito além dos exemplos práticos e teóricos. Como leitor voraz que aparenta ser, ele também endossa o enredo com frases bem selecionadas, as quais merecem ser guardadas para reflexão e inspiração diária.

Não trata-se de nenhuma fórmula mágica ou receituário pronto, mas trabalho duro bem desenvolvido por meio de acertos e erros, a ponto de ficar meticuloso, repetitivo e, às vezes, até chato. Ele não se importa com nada disso, porque a busca pela excelência é um caminho árduo e tão o mais difícil que o sucesso.

Pensando nisso, ele criou a Roda da Excelência. É um esboço teórico que situa alguns fundamentos, como trabalho em equipe, liderança, motivação e disciplina. A roda se movimenta sobre um caminho, chamado de planejamento. Avançar significa ir em busca de um objetivo, uma meta. À medida que progride, os componentes entram em contato com o planejamento para alcançar a meta.

roda-da-excelencia.png
Esboço criado depois de buscar referências na Pirâmide do Sucesso do americano John R. Wooden

Ele sintetiza:

Meta: Onde queremos chegar?
Planejamento: Como vamos chegar?

De forma didática e explicativa, ele trabalha com cada um dos componentes dessa roda. A ideia é comparar o sucesso e a motivação de uma medalha de ouro com o mundo corporativo, por exemplo. Dessa forma, a liderança e o trabalho em equipe são explorados para explicar a produtividade de um setor ou os bons resultados das vendas.

Ao longo do livro, diversos outros exemplos são dados, inclusive essa roda chega a outro patamar, a Escala de Valores. Enfim, é ótimo para qualquer pessoa ler.

Comments

Sort byBest