New to Busy?

MARTELADAS #3 - O Super-homem de Friedrich Nietzsche

11 comments

joaoprobst
52
2 years agoBusy2 min read

marteladas.jpg

Eu vos ensino o super-homem. O homem é algo que deve ser superado. Que fizestes para superá-lo?”

  • Nietzsche.

Voltamos a série sobre o grande filósofo Nietzsche, hoje conversaremos sobre o conceito de super-homem, e não, não estamos falando do amigo do Batman, ou inimigo sei lá.

Veja as edições passadas do Marteladas:

MARTELADAS #2 - Nietzsche o Filósofo do Martelo
MARTELADAS #1 - Crise Existencial ao Ler Nietzsche

O que é o super-homem?

lin png.png

Nietzsche em sua filosofia buscava o super-homem, um ser que superará o ser humano, da mesma forma que o homem deixou para trás os animais irracionais. Via o homem não com um fim nele mesmo, mas como uma ponte, considerava a existência humana como passageira, e não como um design inteligente.

O super-homem é aquele que supera o lado negativo do homem, que abandona as fraquezas e ressentimentos humanos, as falsas crenças, superstições, os valores nunca questionados, a moral absoluta, é verdadeiro senhor de si, tem total controle sob sua própria vontade não respondendo diante nenhum outro ser, seja este mortal ou divino.

É um ser que aprendeu o caminho do progresso, livrou-se das forças que limitam o intelecto humano, tem a consciência de que o sofrimento não é uma lástima, mas sim, algo necessário da escada evolutiva do homem como ser pensante.

E de certa forma o super-homem, que é mais um modo de ser do que uma criatura personificada, é aquele que é capaz de libertar-se de si mesmos, isto é, consegue de forma eficiente controlar os vícios e fraquezas da psique humana e portanto consegue alcançar seus objetivos e propósitos de vida.

É preciso ter uma caos dentro de si para dar luz à uma estrela cintilante.

  • Nietzsche.
    linha.png

Terminamos por aqui, espero que tenham gostado.

Qual é a sua opinião sobre o relatado neste texto? Participe nos comentários!

Participe da tag #filosofando e concorra a premiação em sdb!
Obrigado Steemit! Até a próxima!

filosofia 2.jpg
banner steemit.jpg

Comments

Sort byBest