New to Busy?

A Desobediência Civil é um Dever Humano

3 comments

joaoprobst
52
2 years agoBusy3 min read

rev2.jpeg
link

Politicamente falando eu sou liberal, quase que libertário e anarquista, mas não é para tanto, acredito que para que a sociedade possa alcançar seu grau máximo evolutivo e de qualidade de vida é necessário um Estado mínimo.

Um Estado mínimo não significa que este precisa ser fraco ou de menor estruturado, não, é um modelo político onde o governo intervém o mínimo necessário para possibilitar a vida em comum, é um modelo de Estado que não comporta burocracia e uma estrutura governamental inchada.

Mas veja bem, a existência do Estado não é o problema, de certa forma ele é natural, a sobrevivência do homem como ser social dependeu de uma proteção organizada por meio de uma força política coercitiva, mas leia-se o problema não é o Estado conceitual.

O que a filosofia e o direito entendem por Estado, pelo menos a doutrina moderna, é uma perfeição, se fosse de fato aplicado teríamos muitos problemas solucionados, a problemática floresce justamente na prática.

O que se entende hoje por Estado Democrático de Direito passou por um processo evolutivo enorme, muita coisa foi superada, como o absolutismo que dava ao rei um status divino não podendo suas decisões políticas serem contestadas, estava acima da lei porque era a lei em pessoa.

Mas tal filosofia política, defendida por Hobbes por exemplo, era contra o direito humano porque todos os homens são legalmente iguais, todos possuem a mesma importância na sociedade porque há uma interdependência entre todos os membros da sociedade, é como uma máquina cheia de engrenagens, uma depende da outra para o bom funcionamento.

Por que a desobediência é um dever?

lin png.png

"Em um governo que aprisiona qualquer um injustamente, o verdadeiro lugar para um homem justo é a prisão

  • Henry David Thoreau.

Se um Estado causa a injustiça, mesmo que por meio da lei, quando ele age apenas para manter o poder, o poder pelo poder, é um dever do cidadão lutar pela sua liberdade, é como se ele gritasse: - **ei, eu desisti da minha liberdade selvagem para que você me protege e agora me traí? **

rev3.jpg

O que chamamos de "democracia" não passa de uma ilusão mentirosa, nosso sistema, seja por meio do capitalismo ou comunismo (porque no fundo só muda o modus operanti), é uma utopia que visa a usurpar o poder do povo em prol de um interesse de uma minoria.

Não devemos nos conformar diante das leis injustas, por que se são injustas não foram formadas pela vontade do povo, logo, não possuem valor nenhum, e somente se alcança o progresso por meio da luta contra a opressão.

Portanto, que haja em cada cidadão um revolucionário afinal a luta pelo progresso humano é uma constante, tudo bem que a democracia pura é um ideal inalcançável, mas é a luz no fim do túnel que guia a humanidade.

linha.png

Qual é a sua opinião? Devemos nos rebelar contra o Estado? E o que acha da anarquia?

Participe do projeto #filosofando e concorra a premiação de SDB.
Participe nos comentários!
Obrigado steemit! Até a próxima!

filosofia 2.jpg
banner steemit.jpg

Comments

Sort byBest